
Gabriel Melhado é um fotógrafo documental de Londrina, Brasil, cujo trabalho se concentra na crise habitacional do país e nos conflitos sociais. Após se formar em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2017, ele começou a atuar como advogado trabalhista, mas logo mudou seu foco para a fotografia, desejando atuar nas questões sociais que o rodeavam de forma mais direta.
Em 2019, Gabriel iniciou seu primeiro projeto de longa duração, documentando a Ocupação Flores do Campo, um dos bairros mais estigmatizados de Londrina, em colaboração com o Coletivo FotoFlores, um coletivo fotográfico que fundou com jovens locais. Seu trabalho já foi publicado em veículos como Brasil de Fato e Folha de Londrina, destacando histórias de movimentos de moradia e lutas sociais.
Em 2021-22, Gabriel recebeu uma bolsa de estudos para estudar Documentary Practices and Visual Journalism (Práticas Documentais e Jornalismo Visual) no International Center of Photography em Nova York. Em 2023, ele expôs seu projeto Camaradas no Centro Cultural Grafatório (Londrina/PR), trabalho que também integrou a exposição coletiva Shifting Selves no ICP/Nova York e o fotolivro coletivo Edited, publicado na Alemanha. No ano seguinte, com financiamento da Secretaria de Cultura de Londrina, fundou um centro cultural na Flores do Campo, inaugurando-o com uma exposição coletiva do Coletivo FotoFlores, Movimento em Construção. Em dezembro de 2024, Gabriel concluiu uma pós-graduação em Comunicação Popular e Comunitária pela UEL.
SOBRE
CONTATO
@gabriel.melhado
+55 43 99994 5807
londrina / brasil